COLETA SELETIVA: Itaporã reforça orientações e convida a população a participar do processo de reciclagem

  • 12/12/2025 14:20
  • Assessoria de Comunicação
Além de contribuir para a sustentabilidade, a separação correta dos resíduos auxilia diretamente na geração de renda dos trabalhadores envolvidos na coleta e na triagem.


A Prefeitura de Itaporã, por meio da Gerência de Meio Ambiente, em parceria com a Nova Eng, reforça à população a importância da Coleta Seletiva, realizada semanalmente no município, a partir da próxima quarta-feira (17), com o objetivo de dar destino correto aos resíduos recicláveis e contribuir para a preservação do meio ambiente.

 

A coleta seletiva consiste no recolhimento porta a porta de materiais que podem ser reciclados. Após coletados, esses resíduos são separados por categoria e comercializados pelos catadores de materiais recicláveis do município, garantindo que retornem à cadeia produtiva.

 

Além de contribuir para a sustentabilidade, a separação correta dos resíduos auxilia diretamente na geração de renda dos trabalhadores envolvidos na coleta e na triagem. Quando os materiais chegam limpos e secos, o valor de venda aumenta, tornando o processo mais eficiente e vantajoso para todos.

 

O que pode ser destinado à Coleta Seletiva?

A população pode separar e encaminhar para a coleta os seguintes materiais:

Papel: Livros, jornais, revistas, cadernos, papelão e embalagens secas.

Plástico: Embalagens limpas, copos e garrafas PET, baldes, potes, sacolas plásticas e outros plásticos secos.

Metal: Tampas de garrafa, latas de alumínio, embalagens metálicas e descartáveis.

Vidro: Garrafas, frascos em geral, potes e copos limpos.

 

O que não pode ser destinado?

Alguns materiais não devem ser colocados na coleta seletiva, pois contaminam outros resíduos ou exigem destinação especial. Entre eles:

• Restos de alimentos

• Papel higiênico, papel toalha e guardanapos usados

• Etiquetas adesivas e fita crepe

• Embalagens metalizadas

• CDs e DVDs

• Esponjas, clipes, grampos e tachinhas

• Pilhas e baterias

• Espelhos, porcelana e cerâmica

• Lâmpadas

• Tela de TV ou de computador

 

É importante lembrar que, embora eletroeletrônicos, lâmpadas, medicamentos vencidos, pilhas e embalagens de agrotóxicos possam conter materiais recicláveis, eles também possuem componentes perigosos, exigindo destinação diferenciada e segura. Por isso, não devem ser encaminhados junto à coleta seletiva.

 

A recomendação é que esses itens sejam devolvidos às empresas ou comércios onde foram adquiridos, conforme determina a legislação federal sobre logística reversa.

 

Campanhas e informaçõesa

A Prefeitura de Itaporã, por meio da Gerência de Meio Ambiente, realiza anualmente campanhas específicas para o recolhimento de materiais que exigem destinação especial, como eletrônicos, lâmpadas, pilhas e medicamentos. Todas as informações sobre essas ações e sobre o manejo de resíduos sólidos no município podem ser acompanhadas no site oficial e nas redes sociais:

Instagram: @prefeituradeitaporams

Facebook: Prefeitura Municipal de Itaporã

 

Ao separar corretamente seus resíduos, cada morador contribui para uma cidade mais limpa, sustentável e consciente.

Reciclar é cuidar do futuro de Itaporã.
 

Assessoria de Comunicação

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.