Itaporã é uma das 17 cidades do estado contempladas com Estação Meteorológica

  • 28/02/2018 00:00
  • Tecnologia e Ciência
Estação meteorológica de superfície automática já está instalada no município desde o dia 23 de fevereiro.

O município de Itaporã foi um dos 17 contemplados no estado com a instalação de uma Estação Meteorológica Automática, que servirá para coleta de dados e monitoramento do tempo. 

Esta aquisição é fruto de uma cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e o município de Itaporã. Este equipamento vem para contribuir com importantes informações e coleta sistemática de variações de direção e velocidade dos ventos, disponibilidade de água nos solos, com os indicativos das variáveis climáticas para estimar o balanço hídrico e identificar as áreas e os períodos de plantio com o menor risco, estimulando o fomento, desenvolvimento e a melhoria dos processos ou sistemas de produção do milho e da soja no Mato Grosso do Sul. Itaporã irá conceder a área para a construção, além de zelar pela conservação do local. 


Vale lembrar que o investimento  para aquisição dos equipamentos é fruto do convênio entre o governo do estado através da secretaria de produção e Turismo de MS (Seprotur)  e o município de Itaporã. 

Uma estação meteorológica de superfície automática é composta de uma unidade de memória central ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), emitindo informações minuto a minuto.

O prefeito informou que a prefeitura cedeu o local para a implantação da estação, em um terreno próximo a sede da antiga Cooprolita.

Walter Ramos / Assessoria

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.