Saúde de Itaporã encampa campanha do governo do estado sobre Tuberculose e Hanseníase

• 23/03/2018 19:11
  • Saúde

A título de orientação na véspera do dia Nacional de Combate à tuberculose (24/03), a prefeitura de Itaporã através da gerencia municipal de saúde realizou na manhã desta sexta feira (23), um movimento de conscientização e orientação sobre a prevenção e tratamento de doenças como Tuberculose e Hanseníase.

A ação coordenada por Fabiane Vicente de Paula, coordenadora de atenção básica, teve a participação das equipes dos Agentes Comunitários de Saúde fazendo distribuição de panfletos em pontos estratégicos e nas suas respectivas áreas de atuação (ESFs).

Esta parceria com o governo do estado visa apoiar, orientar, capacitar e fornecer subsídios para que os profissionais de saúde atuem no controle da tuberculose e da hanseníase desenvolvam atividades de planejamento, monitoramento, vigilância,  prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes de forma padronizada buscando redução da carga da doença até o controle e eliminação da hanseníase e tuberculose.

A tuberculose, conforme dados do Ministério da Saúde, é uma doença de grande relevância pública, pois anualmente  morrem 4,5 mil pessoas por tuberculose no Brasil, é uma das principais causa  de morte por doenças infecciosas.

A hanseníase é uma doença transmissível infecciosa crônica, que apesar de não levar a óbito, tem um grande potencial incapacitante.

Assecom Itaporã