Saúde bucal de Itaporã apresenta balanço 2019

• 06/01/2020 20:38
  • Saúde
Em 2019 foram realizados mais de 7 mil atendimentos, ultrapassando 18 mil procedimentos, atingindo a meta de 4 escovações supervisionadas e 4 atividades educativas no ano exigidas pelo Estado.

A Prefeitura de Itaporã, através da Coordenação de Saúde Bucal, vem divulgar o balanço de serviços realizados no ano de 2019 no município de Itaporã atualmente, Itaporã conta com 7 Unidades de Saúde, todas com Equipe de Saúde Bucal (ESB), constituídas de Cirurgião – Dentista e Auxiliares de Saúde Bucal, consultórios odontológicos completos, climatizados com o intuito de garantir o conforto aos pacientes e melhorar a qualidade no atendimento.

O município de Itaporã realizou em 2019 a contratação de uma empresa prestadora de serviços de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos odontológicos com intuito de manter ininterruptos os atendimentos a população.  Serviços odontológicos também são oferecidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Sindicato Rural de Itaporã e Escola Municipal Professora Sônia Teixeira Paiva que este ano o consultório odontológico passou por reforma para adequação do ambiente conforme preconizado pelas legislações vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ocorreu também uma parceria entre o Município de Itaporã e Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul a fiscalização de todas as unidades de saúde e Itaporã tornou – se a primeira cidade do nosso Estado a possuir certificação de responsabilidade técnica no serviço púbico, demonstrando a preocupação que a coordenação de saúde bucal e gestão municipal têm com a adoção de medidas seguras para uma prática responsável, o que contribui para a reorganização das ações e serviços de Odontologia.

Investir na saúde bucal, reflete no acesso aos serviços odontológicos pela população, consequentemente a melhoria dos índices de saúde bucal preconizados pelo Ministério da Saúde (MS) e cumprimentos de metas estabelecidas pelo Estado e MS. Em 2019 foram realizados mais de 7 mil atendimentos, ultrapassando 18 mil procedimentos, atingindo a meta de 4 escovações supervisionadas e 4 atividades educativas no ano exigidas pelo Estado, realizadas também como meta Estadual Bochechos Fluorados semanal, terapia intensiva com flúor semestral sendo todas as ações citadas acimas realizadas nas escolas do Município.

No mês de Novembro cumpriu - se com excelência a semana de prevenção ao câncer de boca, exames clínicos e orientações foram realizadas em todas as unidades de saúde e fechando a semana os profissionais cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal estiveram em uma ação em frente ao Banco do Brasil levando informações atualizadas de forma a desconstruir mitos e conscientizar a população sobre os fatores de risco, bem como a cultura de hábitos saudáveis relacionados ao câncer de boca.

A coordenadora de saúde bucal Dra. Danieli Laguna agradece o prefeito Marcos Pacco e o ex-gerente de saúde Dogmar Petek pelo apoio e ajuda com os kits distribuídos à população que se fez presente na ação. “Estamos prestando conta e  levando ao conhecimento de toda população Itaporanense que a equipe de saúde bucal está presente em todas as unidades de saúde incluindo distritos realizando procedimentos clínicos e cirúrgicos dentre eles casos de urgências odontológicas, extrações, obturações, profilaxia (limpeza), orientações de higienização, fluorterapia, visitas domiciliares, palestras educativas, exame radiográfico dentre outros.” Disse a Dra. Danieli.

Assecom Itaporã