Projeto Gestar de Itaporã, ganha parceria da UFGD

• 27/09/2017 09:26
  • Saúde
Os serviços são totalmente gratuitos.

O projeto Gestar que visa um trabalho de fortalecimento de vínculo e cuidados em saúde preventiva com as gestantes do município, acaba de ganhar uma importante adesão do mestrado de psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados. Vendo pelas redes sociais o trabalho desenvolvido em Itaporã, professores do curso de psicologia da UFGD se interessaram pelo projeto e com isso firmaram uma parceria que vai dimensionar ainda mais as atividades do programa.

As ações consistem em acolher, amparar e orientar as gestantes num período onde surgem mudanças físicas, várias dúvidas, inseguranças medos e alegrias. A proposta consiste em um projeto de pesquisa pela Universidade Federal da Grande Dourados, e o grupo de pesquisa é coordenado pela psicóloga e docente Luciana Leonetti Correia.

Também fazem parte deste grupo, a psicóloga e mestranda Bárbara Danúbia da Silva Roman, psicóloga Stefanny Aparecida Silva e as alunas da graduação, Dienner Josieli Jorge Bueno Baltar e Lillian Pires Silva.

Segundo a psicóloga Luciana Leonetti, a gravidez é um período de intensas transformações, não só físicas, mas também emocionais e psicológicas. Por isso, é extremamente importante avaliar indicadores emocionais maternos, para que eventuais dificuldades emocionais, ansiedade e depressão, uma vez identificadas, possam ser tratadas e amenizadas. No pré-natal psicológico serão realizadas avaliações psicológicas referentes à saúde mental da gestante e a partir do segundo trimestre gestacional, além de uma avaliação após o nascimento do bebê.

Além disso, as gestantes terão a opção de encaminhamento para intervenções individuais e/ou em grupos. Os serviços são totalmente gratuitos.

Em Itaporã o projeto GESTAR e está sendo conduzido pela psicóloga Mari M. Ortiz do CRAS juntamente com a equipe CRAS, em colaboração com as enfermeiras e equipe das UBS, e também com os profissionais do NASF (Núcleo De Apoio A Saúde Da Família).

Para a gerente de assistência social Tania Mara, a vinda do mestrado da UFGD, ira ampliar este trabalho que já vêm sendo realizadas através de acompanhamentos por profissionais médicos, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, nutricionistas, odontólogos, educador físico e fisioterapeuta.

O Mestrado da UFGD, já desenvolve este trabalho com gestantes no HU, e agora trabalhando conosco, será primordial para que possamos identificar e prevenir situações de risco na gestação. Em Itaporã o CRAS fará reuniões mensais onde as gestantes serão acolhidas e orientadas por profissionais de diversas áreas. O serviço é oferecido para todas as gestantes do município, basta se informar sobre as datas com sua agente de saúde ou na UBS mais próxima.

Assecom