Prefeitura realiza encontro sobre importância da amamentação

• 03/08/2023 07:28
  • Saúde
O evento denominado Agosto Dourados foi realizado no salão de eventos da Assistência Social reunindo mães, representantes do executivo e casa da amizade.

A Prefeitura de Itaporã através de uma parceria entre gerência de saúde, gerência de ação social e casa da amizade, realizou uma reunião iniciando o mês de agosto com uma roda de conversa para conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação e os benefícios para a saúde.

O evento denominado Agosto Dourado foi realizado no salão de eventos da Assistência Social reunindo mães, representantes do executivo e casa da amizade.

Durante a roda de conversa com gestantes e nutrizes, as mães falaram sobre a amamentação, sobretudo a s dificuldades, com presença de dor, insegurança e de muita persistência. Entre as dificuldades citadas a pega correto foi a mais citada e com ela vem à fissura mamilar, que causa dor e incerteza de conseguir manter a amamentação exclusiva.

A preocupação do leite ser fraco também foi demonstrada durante a conversa entre as participantes. O comitê de incentivo ao aleitamento materno esclareceu que não existe leite fraco e que é muito importante a oferta da mama por livre demanda para o estímulo da produção do leite. As mães receberam orientação sobre os cuidados com as mamas e a necessidade de abordar o assunto durante as consultas de pré-natal.

A saúde mental durante a gestação e após o parto foi outro assunto abordado, onde é grande causa da desistência da amamentação devida causas psicológicas.

O gerente municipal de saúde Dogmar Ângelo Petek, esteve presente e esclareceu que o SUS se faz presente de muitas formas e que momentos como esse faz parte de um SUS que se preocupa com o futuro. O mesmo enfatizou que a amamentação fará muita diferença de forma positiva, no vínculo materno, na contribuição financeira das famílias e na saúde das crianças. “A amamentação precisa ser resgatada, é um ato que precisa de conhecimento e apoio para passar as dificuldades”. Disse Dogmar.

Walter Ramos/Assecom