Prefeitura de Itaporã irá penalizar propriedades que tiver foco de Dengue

• 29/03/2019 11:30
  • Saúde
Dado ao descaso por parte de muitos moradores, que mesmo ciente do problema anunciado em vários órgãos de comunicação mesmo assim o ignora, a Vigilância Sanitária de agora em diante ira autuar o proprietário, de acordo com a Lei Municipal 2.412 de 12 de abril de 2016.
Prefeitura de Itaporã irá penalizar propriedades que tiver foco de Dengue

Com 130 casos de Dengue notificados no município, até o dia 27 de março de 2019, a prefeitura de Itaporã através da Gerência de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e DECOE- Departamento de Controle de Endemias penalizará com pesadas multas por inflação sanitária, todos os proprietários que permitir e ignorar os focos de criadouros do Aedes aegypti em seus quintais.

Dado ao descaso por parte de muitos moradores, que mesmo ciente do problema anunciado em vários órgãos de comunicação mesmo assim o ignora, a Vigilância Sanitária  de agora em diante ira autuar o proprietário, de acordo com a Lei Municipal 2.412 de 12 de abril de 2016. Os Agentes de Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde realizam visitas no sentido de descobrir focos e eliminar os criadouros com a devida orientação aos moradores, e aqueles locais que forem encontrados focos serão repassados para Vig. Sanitária que irá notificar e autuar.

Esta iniciativa da prefeitura e de todo o sistema de saúde pública, se deu em razão da gravidade da situação de risco em que passa o município de Itaporã. A cidade registra no momento 130 casos de notificação da doença, número que sugere uma ação drástica e emergencial, pois, o município está na eminencia de sofrer uma grande epidemia de Dengue, Zika Vírus e chikungunya.

O problema é gravíssimo e não depende somente dos agentes públicos, e sim, de uma maior atenção de toda a comunidade. “É lamentável que uma boa parte da população não esteja preocupada com esta grave doença que pode ser evitada, a ponto de termos que tomar esta iniciativa de penalizar o morador que tiver o criadouro em sua propriedade. “O momento é crítico e se não esta prevalecendo o bom senso, temos que apelar pela rigorosidade da lei para evitar um mal maior”. Disse o prefeito.  “Estamos num período chuvoso, os agentes de endemias encontram dificuldades para fazer o bloqueio com inseticida, e o momento é de toda a população contribuir efetivamente na eliminação dos focos”. Enfatizou o gerente de saúde Dogmar Petek. Vale lembrar que foi divulgado em rede nacional que o estado de Mato Grosso do Sul esta em estado máximo de alerta, onde a Dengue avança no Centro-Oeste registrando 40% dos casos de todo país.

Walter Ramos / Assecom