Prefeitura de Itaporã inicia campanha de combate a Dengue, Caramujo africano e Escorpião

• 23/02/2023 10:25
Epidemia de Dengue já preocupa autoridades sanitárias de Itaporã.

Numa força tarefa da prefeitura de Itaporã, através da gerência de saúde, serviços urbano, departamento de controle de endemias, comitê municipal de mobilização contra a dengue e vigilância sanitária, Itaporã terá uma grande campanha de mobilização junto à população para o combate a proliferação da dengue, do caramujo africano, e escorpião.

Principalmente nesta época do ano redobram-se os cuidados e as autoridades sanitárias alertam para o perigo eminente.

Vale lembrar que nas 6 primeiras semanas do ano, Itaporã já registra 140 prováveis casos de Dengue.

Gilberto Linhares coordenador de endemias, explica que a dengue representa uma preocupação, devido à grande quantidade de casos notificados todos os anos.

Com o agravante do surgimento da Febre Chikungunya e Zika Vírus ficou mais preocupante sobretudo, neste momento que o país está no sem inseticidas para o bloqueio da doença.

“Para o sucesso do trabalho necessitamos da participação efetiva da população na eliminação dos depósitos com água e do poder público uma postura sistematizada na coleta e destino final do lixo”. Disse o coordenador.

Com a chegada do verão e a temporada chuvosa, houve um aumento da proliferação do mosquito com maior possibilidade do surgimento das referidas doenças.

Neste período o município enfrenta também, uma proliferação do Caramujo Africando e Escorpiões, causando preocupação junto à população quanto à transmissão de doenças pelo caramujo e acidentes com a picada pelo escorpião.

Toda ação educativa visa uma melhor qualidade de vida, portanto a participação de todos na campanha é fundamental.

Gilberto destaca que o objetivo da campanha é:

- Buscar junto aos moradores, ações para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, Caramujo e Escorpiões.

- Sensibilizar a população quanto à problemática da infestação desses insetos, fazendo com que a mesma participe na busca de soluções inerente ao controle;

- Promover uma maior compreensão da relação saúde/doença, visando a prevenção e promoção da saúde;