​Palestra fecha atividades do Novembro Azul em Itaporã

• 30/11/2017 19:19
  • Saúde
Todas as ações realizadas pela gerência de saúde de Itaporã voltadas para a Campanha Novembro Azul que visa conscientizar sobre o câncer de próstata, tiveram encerramento na quarta feira (29) com uma palestra feita pelo Urologista Eduardo Jerônimo, seguido de momento cultural e jantar para os participantes.

Dezenas de homens compareceram à atividade que levou informações sobre o que é a doença, como ela aparece e as formas de prevenção. Além de falar sobre o câncer, a palestra alertou sobre a importância de o homem cuidar da própria saúde, quebrar preconceitos e ficar atento sobre a visita periódica ao medico, como pede o protocolo do Ministério da Saúde, que trabalha com o incentivo ao diagnóstico precoce.

Após a palestra o Dr. Eduardo respondeu diversas perguntas e dúvidas sobre os sinais da doença. O Urologista enfatizou que os homens devem sempre ficar atentos aos sintomas da doença, principalmente após os 40 anos de idade quando os riscos aumentam. A maior incidência da doença é a partir dos 60 anos de idade. Quem tem histórico familiar deve ter cuidado redobrado.

Os sintomas mais evidentes são a dificuldade de urinar, jato de urina fraco, aumento de idas ao banheiro, com ou sem dor. Ao perceber os sinais, o homem deve ir até a unidade básica de saúde da família mais próxima de casa e marcar a consulta com o clínico geral. Ele fará toda a orientação e solicitação dos exames. A coordenadora da atenção básica de saúde Fabiana Vicente de Paula esteve à frente da organização do evento, e avaliou como positiva a palestra, bem como todas as ações voltadas para a politica de saúde preventiva.

O gerente de Saúde Dogmar Petek abriu o evento e finalizou com uma mensagem de valorização ao belíssimo trabalho de conscientização elaborado por todos os servidores da saúde, sem deixar de mencionar o árduo trabalho de reestruturação do sistema de saúde em Itaporã.

Dogmar falou em nome do prefeito agradecendo a toda equipe pelo empenho e a doação durante todas as atividades. Ao final o público foi agraciado com um show do Prata da Casa Efigênio Rincón, animando a todos com um show eclético indo do Pagode ao Rock N’ Roll.

Walter Ramos / Assessoria