MS Vacina Mais estimula municípios a promoverem ampla campanha de vacinação

• 08/08/2023 14:38
  • Saúde
O objetivo é ampliar o atendimento a fim de melhorar a cobertura vacinal em quatro vacinas: Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica e Tríplice Viral e alcançar a meta de 90% na vacina contra a Influenza.

Considerando a necessidade de fortalecimento das ações de imunização no âmbito do estado de Mato Grosso do Sul, o governo criou a campanha de incentivo à vacinação denominada “MS Vacina Mais”.

O município de Itaporã adere esta campanha e junta-se a outras cidades as quais através das secretarias de saúde se unirão para promover uma ampla campanha de incentivo à vacinação nos meses de julho, agosto e setembro de 2023.

As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis e quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício.

Segundo Dogmar Petek gerente municipal de saúde, todos os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul estão participando do projeto e Itaporã vai realizar várias atividades, dentre elas, busca ativa e horários estendidos para vacinação, onde serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação, visitas nas creches do município fazendo atualizações do calendário vacinal, vacinação extramuros em frente aos supermercados do município e visita em zona rural em específico nos aviários observou dentre outras ações.

“Além das vacinações continuarem normalmente nas unidades de saúde durante o horário de atendimento de segunda a sexta das 7 às 11h e das 13 às 17h, teremos dias com horário estendidos na unidade ESF central das 17h00min às 21h00min horas período noturno, para facilitar a adesão à vacina para as pessoas que não conseguem ir nas unidades em horário comercial, disse Luciany Casadia , coordenadora de imunização do município.