Itaporã realizará caminhada na semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti

• 23/10/2017 11:43
Itaporã realizará caminhada na semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Itaporã através da Gerência Municipal de Saúde e Departamento de Controle de endemias, realiza no próximo dia 25 de outubro, uma caminha de conscientização sobre  a necessidade do combate ao vetor AEDES aegypti.

Todas as mobilizações neste sentido estão sendo coordenadas pelo Comitê Municipal de Mobilização, e conta com a parceria das gerencias de Educação, Obras e Serviços Urbanos, Assistência Social, Planejamento, Geico, Sindicatos, Rotary Club e igrejas.

Além da caminhada na sede do município no dia 25, a mobilização se estende até o distrito de Montese no dia 26.

A programação da semana conta com visitas nas escolas, fixação de faixas e cartazes, entrevistas nas rádios locais, carros de som pela cidade, recolhimento de pneus, entrega de carta às entidades.

O DECOE de Itaporã vem alertando a população sobre a proliferação do Aedes aegypi, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Como os índices de infestação do Aedes aegypti têm sido umas preocupações constantes, e este é o momento de articular uma grande corrente de conscientização, onde, toda a comunidade pode e deve participar de forma decisiva na prevenção deste mal.

Segundo o coordenador do DECOE Gilberto Linhares, este período do ano é o momento em que devemos tomar muito cuidado com o acúmulo de água nos quintais das residências, comércio e terrenos baldios, como latas, copos, sacolas, garrafas. “O coordenador enfatizou que Departamento de Controle de Endemias realiza o bloqueio químico, mas sem a ajuda da população, todo o trabalho é em vão”.

Segundo Gilberto Linhares, a Organização Mundial de Saúde estabelece que o índice ideal de infecção seja a baixo de 1%, e o nosso índice no momento está em 0,7% e com o período chuvoso onde comprovadamente de 80 a 85% dos focos proliferam em quintais, devemos sim, acender o sinal de alerta agora.

Assecom