Itaporã realiza palestra sobre panorama geral das Arboviroses e controle de vetores

• 15/03/2024 13:03
  • Saúde
O evento foi realizado nas dependências da 1ª Igreja Batista de Itaporã, com ministração do biólogo Paulo Silva e Jose Pedro supervisor técnico de controle de vetores da Secretaria Estadual de Saúde.

A Gerência de Saúde de Itaporã realizou na tarde da última quinta-feira (14), uma palestra explanando o panorama geral sobre Arbo viroses em nível de país estado, munícipio e também sobre o controle do vetor (mosquito transmissor).

A palestra reunindo todos os agentes de saúde, endemias e equipe de atenção primaria, faz parte do pacote de ações que o município está colocando em prática na guerra contra a Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Além do grande público formado por servidores da saúde e outros segmentos do setor público, vereadores e gerentes municipais, meio ambiente e serviços urbanos, estiveram presentes no evento o gerente de saúde Dogmar Petek, o coordenador municipal do DECOE Gilberto Linhares, a coordenadora de atenção primaria Aline Oviedo e o técnicos da Secretaria estadual de Saúde Paulo Silva e José Pedro. Dentre os pronunciamentos, o gerente de saúde Dogmar Petek, explanou sobre a importância da mobilização dos agentes públicos de saúde, sobretudo, no que se refere ao trabalho de conscientizar a população sobre a responsabilidade inerente a todos e não apenas dos profissionais da saúde.

Vale lembrar que a ameaça apresentada pelo mosquito Aedes aegypti se agravou nos últimos anos com os constantes registros de doenças como a Dengue, Chikungunya e ZIKA.

Hoje o Aedes aegypti tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública e as ações de controle do vetor são imprescindíveis. Direcionando um trabalho intensivo para o combate ao mosquito, a saúde de Itaporã está trabalhando em parceria com o estado, e estimula a população para estar atenta ao combate ao mosquito e assim reduzir a transmissão de doenças para a população.

Dogmar alerta que: A participação da população efetivamente é primordial para o desenvolvimento das ações de prevenção ao mosquito. Por meio desta forte parceria podemos vencer esta Guerra. Finalizou o gerente.