Itaporã realiza campanha de conscientização e prevenção ao escorpião

  • 05/09/2025 00:00
  • Saúde
O objetivo é orientar a comunidade sobre a importância de eliminar locais que possam servir de abrigo e proliferação desses animais

 

O município de Itaporã, por meio da Gerência de Saúde, iniciou neste mês de setembro uma campanha de conscientização e prevenção contra o escorpião. A ação conta com a participação de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, que estão fixando cartazes em repartições públicas e distribuindo panfletos informativos durante visitas domiciliares. Além disso, carros de som circulam pela sede do município e distritos alertando a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

O objetivo é orientar a comunidade sobre a importância de eliminar locais que possam servir de abrigo e proliferação desses animais. Os escorpiões estão presentes em todos os continentes, com exceção da Antártida. Das aproximadamente 2.500 espécies identificadas no mundo, apenas 2% são altamente perigosas. No Brasil, existem cerca de 180 espécies, sendo quatro consideradas as mais peçonhentas: Tityus serrulatus, Tityus baiensis, Tityus stigmurus e Tityus obscurus.

Em Itaporã, é encontrada a espécie Tityus confluens. Embora não esteja entre as mais venenosas, sua picada pode causar dor, inchaço, aumento da pressão arterial, taquicardia, suor excessivo, náuseas e vômitos. Crianças e idosos merecem atenção especial, pois são mais vulneráveis aos efeitos do veneno.

Em caso de acidente, a orientação é lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente. Se possível, a vítima ou acompanhante deve levar o escorpião ou uma foto do animal para que a equipe de saúde identifique a espécie.

Segundo o Ministério da Saúde, o uso de inseticidas não é recomendado para eliminar escorpiões, já que eles são resistentes e podem se tornar mais agressivos. A aplicação de inseticidas residuais a cada quatro meses é indicada apenas para o controle de baratas, principal fonte de alimento dos escorpiões.

Para reduzir os riscos de acidentes, a Secretaria de Saúde orienta a população a adotar medidas preventivas:

  • Manter jardins e quintais sempre limpos;

  • Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo e materiais de construção;

  • Lacrar rachaduras em calçadas e paredes;

  • Vedação de caixas de gordura, fossas e tubulações;

  • Utilizar tampas nos ralos e panos nos vãos das portas;

  • Afastar camas e berços das paredes;

  • Evitar que roupas de cama, cortinas e mosquiteiros encostem no chão;

  • Sacudir roupas, toalhas, bolsas e calçados antes de usá-los.

A Prefeitura reforça que a prevenção é a forma mais eficaz de combater o risco de acidentes com escorpiões e pede o engajamento da população para manter os ambientes mais seguros.

Assessoria de Comunicação

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.