Itaporã prepara Campanha de Vacinação Antirrábica

• 02/08/2021 10:27
  • Saúde
A Prefeitura de Itaporã, através da Gerência Municipal de Saúde, estará realizando a campanha de Vacinação Antirrábica 2021, numa ação coordenada pela equipe de profissionais da Vigilância Sanitária.
Itaporã prepara Campanha de Vacinação Antirrábica

Segundo Veterinário e diretor de vigilância sanitária do município Dr. Paulo Sérgio Farias Vieira, o objetivo da Vigilância Sanitária é vacinar aproximadamente 90% da população de cães e gatos da área rural e sede do município, algo em torno de 6000 animais.

Os animais menores de 03 meses, não serão vacinados e cadelas prenhês.

Devido os trabalhos voltados para a prevenção da Covid, a vacinação esta sendo escalonada da seguinte forma:

Dia 07 de agosto a vacinação será nos distritos de Montese, Piraporã, Santa Terezinha e Carumbé.

Dia 14 de Agosto nos bairros Copacabana e Pedra Bonita

Dia 21 de agosto Gerencia de Agricultura e Pioneira.

Dia 28 de agosto ESF Central, Escola Rodrigues Alves.

Dia 04 de setembro nos ESFs dos bairros São Bento e COHAB.

Lembrando que o efetivo para a realização da campanha é de quatro pessoas por ponto de vacinação mais a unidade volante. Neste ano não vai ser doadas vacinas na secretária de saúde para evitar aglomeração.

A raiva canina é uma zoonose gravíssima e fatal que pode ser transmitida através da mordida ou arranhadura do animal. A melhor forma de prevenção é vacinar corretamente o pet: um ato de amor e proteção em relação ao cachorro e a todos que convivem com ele.

A prefeitura destaca que esta campanha é de suma importância e pede a conscientização dos proprietários de animais domésticos para que levem seus animais aos pontos de vacinação a fim de evitar possíveis casos de raiva em animais domésticos e em humanos.

Walter Ramos / assecom