Itaporã cria força tarefa para o combate da Dengue e proliferação de Escorpião

• 10/04/2023 16:00
  • Saúde
Itaporã está realizando uma grande campanha de mobilização junto à população para o combate a proliferação desses vetores que tanto causam mal à população.

Numa força tarefa da prefeitura de Itaporã, através da gerência de saúde, serviços urbanos, e vigilância sanitária, foi realizado um grande mutirão de limpeza em terrenos baldios da Vila Pedra Bonita bairro da zona norte do município.

Esta ação tem como objetivo barrar a proliferação do Aedes aegypti causador da Zica vírus, Chikungunya, e ao mesmo tempo eliminar a proliferação de escorpião que vem tendo uma crescente em Itaporã.

Dogmar Petek gerente de saúde disse que as autoridades estão em alerta sobre o perigo eminente dessas doenças, lembrando que neste ano de 2023 já nas seis primeiras, Itaporã registrou 140 prováveis casos de Dengue, fato que preocupou muito os agentes sanitários. E os números não param por aí, com o agravante do surgimento da Febre Chikungunya e Zika Vírus ficaram mais preocupantes, sobretudo, neste momento em que o país está sem inseticidas para o bloqueio da doença.

Gilberto Linhares coordenador de endemias do município, ressalta que o sucesso do trabalho depende da participação efetiva da população na eliminação dos depósitos com água e do poder público uma postura sistematizada na coleta e destino final do lixo.

Com a chegada do verão e a temporada chuvosa, houve um aumento da proliferação do mosquito com maior possibilidade do surgimento das referidas doenças.

Neste período o município enfrenta também, uma proliferação do Caramujo Africano e Escorpiões, causando preocupação junto à população quanto à transmissão de doenças pelo caramujo e acidentes com a picada pelo escorpião.

O gerente de saúde agradeceu ao gerente Eri Martineli pela efetiva participação da equipe dos Serviços Urbanos nesta ação. Dogmar enfatizou que é extremamente necessário sensibilizar a população quanto à problemática da infestação desses insetos, fazendo com que, a mesma participe na busca de soluções inerente ao controle.