Itaporã acende alerta sobre Epidemia de Dengue no município

  • 02/02/2024 14:05
  • Saúde
Em reunião realizada na última quinta-feira na Gerencia de Saúde, agentes públicos do município traçaram metas para definir as ações de combate à Dengue em Itaporã.
Itaporã acende alerta sobre Epidemia de Dengue no município

Rafael Campos/Assecom

Em reunião realizada na última quinta-feira na Gerencia de Saúde, agentes públicos do município traçaram metas para definir as ações de combate à Dengue em Itaporã.

Nesta reunião estiveram presentes representantes da saúde, educação, serviços urbanos, controle de vetores, comunicação e vigilância epidemiológica.

Em Itaporã gerência de saúde, através DECOE, Agentes de Saúde, Comitê de Combate à Dengue e todos os agentes envolvidos, estão em alerta máxima e mobilizados para criar mecanismos urgentes para frear uma eventual epidemia de Dengue no município.

Uma das preocupações maiores é a reintrodução do vírus tipo três que esteve circulando há 15 anos no país e agora volta e preocupar as autoridades. Quem nasceu de 15 para cá estão mais suscetíveis a ter contato com este tipo de vírus. Este vírus causas sintomas mais fortes. Vale lembrar que o mosquito Aedes aegypti também transmite além da dengue a Zica Vírus, Chikungunya e febre amarela.

Mobilização.

A educação fará um forte trabalho de orientação nas escolas, os serviços urbanos em conjunto com a saúde farão um mutirão de limpeza na cidade, o Decoe irá intensificar as atividades de rotina, como também, a realização de bloqueio da doença através de aplicação de inseticidas (fumaçê). As agentes de saúde serão parceiras realizando suas orientações com os cuidados para não deixar proliferar o mosquito transmissor.

Todas essas ações terão início a partir de meados de fevereiros, quando iniciam as aulas.  A assessoria de comunicação do município fará um trabalho de divulgação das ações através de matérias e lives nas redes sociais, panfletagem, e som volante.

O problema é gravíssimo e não depende somente dos agentes públicos, e sim, de uma maior atenção de toda a comunidade.     Sempre vale lembrar os cuidados em não deixar recipientes com aguas paradas, pneus, tambor, tanque, lonas plásticas em fundo de quintal, procurar lavar pelo menos uma vez por semana os bebedouros de animais, colocar areia nos pratinhos de plantas, vedar bem as fossas e caixas d’água, verificar se não está acumulando aguas em calhas e lajes dentre outros cuidados para não deixar aguas acumuladas.  Segundo o gerente de saúde Dogmar Petek, a guerra contra o mosquito é prioridade do sistema de saúde, principalmente nesta época do ano. “Estamos em alerta sobre o perigo dessas doenças, por isso, construímos esta força tarefa com a efetiva participação das gerencias envolvidas”. É extremamente necessário sensibilizar a população quanto à problemática da infestação desses insetos, juntos, podemos vencer este mal. Disse Dogmar.

 

 

Walter Ramos/Assecom

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.