Hospital de Itaporã está preparado para receber pacientes sintomáticos do Coronavírus

• 27/03/2020 15:14
  • Covid-19

Foto: Assecom Itaporã

A título de informação para a população de Itaporã, a Gerência de Saúde através do gerente Wilson Dias e a direção clínica do Hospital Municipal sob a responsabilidade do DR. José Queiroz, informa que dentro das limitações de um hospital de média complexidade Itaporã está preparado para receber os pacientes sintomáticos do Coronavírus.

Segundo o Dr.Queiroz, o hospital está preparado para receber pacientes apresentando média gravidade, sobretudo, se o quadro agravar o paciente será encaminhado para um polo de saúde onde haja UTI, no caso Dourados. Quanto a Itaporã, o município está cumprindo o protocolo estabelecido pela OMS- Organização Mundial de Saúde oferecendo profissionais treinados, e já colocou a disposição espaços de isolamentos no hospital e nos ESFs além de uma equipe preparada para coleta dos exames que são realizados na capital do estado com resultado em tempo de 24 a 72 horas.

Respondendo sobre a necessidade de respiradores, a direção do hospital reitera que para ter um respirador, a unidade precisa de ter uma UTI, e Itaporã como todas as cidades que não são pólos de saúde, não comporta uma UTI que necessita de uma série de equipamentos, uma grande equipe médica especializada, corpo de enfermeiros 24 horas por dia “especifico para a U.T.I”, um laboratório para atender todos os tipos de exames, intensivistas cada um em sua área de especialidade dentre outras exigências. Vale lembrar que o paciente que necessita de respirador é aquele que necessita de uma U.T.I.

Itaporã é de média complexidade e dentro desta qualificação está preparado para atender a população no ESF central que estendeu seu atendimento até as 22h00 bem como no HM. Para os internautas que indagam sobre a capacidade de atendimento de Itaporã, fica resumido que, o município esta preparado para atender com tratamento a pacientes com quadro moderado, ou suspeito de contágio, respeitado o protocolo estabelecido pelos órgãos de saúde.

Walter Ramos / Assecom