Em Itaporã vacinação contra Poliomielite será entre 27 de maio e 14 de junho

• 27/05/2024 09:47
  • Saúde
Os pais ou responsáveis deverão procurar os serviços de saúde com a caderneta de vacinação para que seus filhos sejam imunizados
Em Itaporã vacinação contra Poliomielite será entre 27 de maio e 14 de junho

Divulgação/Assecom

A Gerencia de Saúde de Itaporã informa aos pais e responsáveis, que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de 5 anos será realizada no período de 27 de maio a 14 de junho de 2024, sendo o dia 8 “D” de junho.  A imunização será realizada nos postos de saúde e os pais deverão levar a caderneta de vacinação.

A realização desta campanha neste momento é de suma importância, uma vez que o País se encontra em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.

Nesta campanha serão utilizadas as vacinas: oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP). Todas as crianças a partir de 1 a menores de 5 anos devem receber a dose de vacina contra a poliomielite, já as crianças menores de 12 meses, receberão a dose da vacina poliomielite neste período dentro da rotina.

O Ministério da Saúde considera que a estratégia de vacinação contra a poliomielite é um grande desafio para os países no processo de erradicação da doença. Vários progressos têm sido alcançados desde 1988. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC)4. Por Isso toda a mobilização dos órgãos governamentais, tem como objetivo a eficácia da campanha e conscientização dos pais e responsáveis sobre a real importância da imunização.