Em Itaporã força tarefa intensifica guerra contra Dengue e Escorpião

• 22/02/2024 10:06
  • Saúde
​Numa ampla força tarefa da prefeitura de Itaporã, através da gerência de saúde, serviços urbanos, DECOE e vigilância sanitária, deu-se início a um grande mutirão de limpeza em todos os quadrantes da cidade.
Em Itaporã força tarefa intensifica guerra contra Dengue e Escorpião

Billy Neto/Assecom

Esta primeira ação consiste em barrar a proliferação do Aedes aegypti causador da Zica vírus, Chikungunya, e ao mesmo tempo eliminar a proliferação de escorpião que vem tendo uma crescente em Itaporã.

Na manhã desta quinta-feira (22), os agentes públicos da saúde, serviços urbanos e DECOE, deram o ponta pé inicial na Grande COHAB, informando a população sobre mobilização que visa o combate a proliferação desses vetores.

No local os agentes fizeram uma panfletagem pedindo para a população participar ativamente da programação de recolhimento de lixos e entulhos. No panfleto pede a atenção sobre os cuidados de praxe com acúmulo de águas, remoção de entulhos como: cacos de telhas, tijolos, restos de madeira, galho e materiais descartáveis para evitar a proliferação do mosquito e dos escorpiões. Na grande COHAB, ficou estabelecido que entre os dias 26 de fevereiro a 01 de março a população deve colocar o lixo para fora para que a equipe dos serviços urbanos faça o recolhimento.

Dogmar Petek gerente de saúde disse neste período do ano as autoridades estão em alerta sobre o perigo eminente dessas doenças. “É extremamente necessário sensibilizar a população sobre a infestação desses insetos, fazendo com que, a mesma participe na busca de soluções inerente ao controle”. disse.

Gilberto Linhares coordenador de endemias do município ressalta que o sucesso do trabalho depende da participação efetiva da população na eliminação dos criadouros e do poder público com esta postura sistematizada na coleta e destino final do lixo.

O gerente de serviços urbanos Eri Martineli, disse que com o cronograma de ação para atender toda a cidade, a gerência vai trabalhar de forma intensificada nos próximos dias.