DECOE de Itaporã recebe novos celulares da Secretaria Estadual de Saúde

• 10/05/2021 08:50
  • Saúde
No início da semana, agentes do DECOE – Departamento de Controle de endemias de Itaporã receberam 16 novos celulares que serão utilizados nos trabalhos voltados ao controle e monitoramento do AEDES aegypti e doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
DECOE de Itaporã recebe novos celulares da Secretaria Estadual de Saúde

Estes celulares são equipados com um aplicativo desenvolvido pela secretaria estadual de saúde denominado projeto e-VISITA Endemias, implantado em todo o estado com o objetivo de dinamizar o trabalho dos agentes do DECOE.

Com esse sistema de registro, as visitas aos imóveis fica mais dinâmicas, e as informações são enviadas online para a Sala Estadual de Situação, onde são desenvolvidas as estratégias de combate ao Aedes aegypt.

O município de Itaporã já vem utilizando este aplicativo desde de maio de 2018 em sua primeira fase, todavia, a partir de janeiro deste ano, vem sendo testada uma nova verão em que o município de Itaporã foi escolhido como piloto para a implantação.

Gilberto Linhares, coordenador municipal de endemias disse que a no momento os ajustes estão numa fase bem avançada que em breve a nova versão será disponibilizada para os demais municípios do estado. “O trabalho ficará mais ágil e eficiente no controle das endemias.

Com esta tecnologia poderemos registrar amplamente todas as condições encontradas durante as visitas, desde focos do vetor, criadouros dentre outros procedimentos que podemos fotografar e enviar para a plataforma do sistema para avaliar as ações a serem tomadas. Os técnicos parabenizaram o prefeito, o gerente de saúde Wilson Dias e o coordenador de endemia Gilberto Linhares por utilizar o sistema com eficiência e devida qualidade estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde. Estiveram presentes no ato da entrega dos celulares o gerente de saúde do município Wilson Dias, o coordenador Gilberto Linhares e agendes do DECOE.

Walter Ramos/Assecomn

Walter Ramos