Carreata do Zé Gotinha alerta sobre importância da vacinação infantil em Itaporã

• 21/08/2018 08:51
  • Saúde

A Prefeitura de Itaporã através da Gerência Municipal de Saúde, realizou na tarde do último sábado (18), uma carreata com a finalidade de conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da vacinação contra a poliomielite e sarampo.

Em todo o Brasil o dia 18 de agosto foi o dia D da campanha que vai até o dia 31 de agosto atendendo crianças de 01 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias de idade. Com o apoio de todo o sistema de saúde, ESFs, e Rotary Clube, a carreata com a presença dos bonecos do Zé Gotinha, símbolo da campanha, percorreu ruas do centro e bairros da cidade alertando sobre a real importância desta imunização, sobretudo, alertando os pais e responsáveis uma vez que atendendo as normativas do ministério da saúde, Itaporã tem que cumprir uma meta de vacinar em torno de 1.500 crianças do município.

Pais que não vacinar seus filhos serão responsabilizados pelas consequências.

A gerência lembra que a vacinação é obrigatória, e os pais que não vacinam seus filhos são negligentes e portanto devem ter responsabilidade pelas consequências dos seus atos.

Um dos dispositivos que garantem o direito das crianças à saúde e tornam obrigatória a vacinação, é a LEI 8.059/90 do ECA Estatuto da Criança e do Adolescente, além do decreto lei do governo federal Nº 78.231, de 12 de Agosto de 1976. A gerência lembra que o Ministério Público Estadual esta atento aos casos de omissão dos pais, haja vista que, se a criança vier a falecer em virtude de uma das doenças cobertas pela vacinação obrigatória efetuada gratuitamente nos postos de saúde, pode caracterizar-se a morte por negligencia, pois, o pais que negam o direito de vacina ao seu filho também estão colaborando para a proliferação da doença nas outras crianças.

A gerência de saúde lembra que toda a equipe dos ESFS e Agentes de saúde estão fazendo uma ampla busca de faltosos com o intuito de até o dia 31 de agosto atualizar a caderneta de vacinação de todas as crianças.

Há uma preocupação em virtude de 822 casos de sarampo confirmados no Brasil.

Assecom Itaporã