Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e multivacinação começa nesta segunda dia 05 em Itaporã.

• 02/10/2020 08:41
  • Saúde

Foto: assecom/Itaporã

A Prefeitura de Itaporã através da Gerencia  Municipal de Saúde, inicia no dia 05 de outubro as campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização de Caderneta da Criança e do Adolescente.
As vacinas estarão disponíveis nas  Unidades da Atenção Primária à Saúde do município (postinho de saúde).
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e dos Adolescentes até 14 anos de idade será realizada entre os dias 5 e 31 de outubro. Sábado, dia 17, os esforços serão reforçados no dia de Mobilização Nacional.
A campanha de vacinação contra a poliomielite se destina às crianças menores de 5 anos de idade, independente da quantidade de doses que já tenham contra Poliomielite. Já a multivacinação se destina a todas as crianças de 0 até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Nesta ocasião, deverão ser avaliadas as cadernetas de vacinação para que sejam atualizadas as doses em atraso, de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A mobilização é uma estratégia para disponibilizar a atualização do calendário de vacinas em uma única ida à unidade de saúde, facilitando o acesso de pais ou responsáveis aos serviços de saúde pública

Precauções Gerais:
Em casos de  doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
- diarreia e vômitos leves não constituem contraindicações; porém se recomenda, idealmente, adiar a vacinação até a resolução do quadro.
Contraindicações Gerais:
- pessoas com imunodeficiência humoral ou mediada por células, neoplasias, uso de terapia imunossupressora;
- comunicantes de pessoas com imunodeficiência humoral ou mediada por células,
neoplasias, uso de terapia imunossupressora;
- pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (hiv) e seus comunicantes;
- história de alergia tipo anafilática a antibióticos contidos na vacina (neomicina, polimixina e estreptomicina);
- história de pólio vacinal associada à dose anterior;

Walter ramos/Assecom