Campanha de vacinação contra gripe será antecipada em Itaporã

• 21/03/2024 09:32
  • Saúde
A Gerência de Saúde de Itaporã através da Coordenação de Imunização informou que a Campanha de vacinação contra a gripe 2024, será antecipada e começará em março.

Tradicionalmente, a campanha ocorre entre os meses de abril e maio, mas este ano terá início em 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

A coordenação Municipal informa que já podem iniciar a imunização dos grupos prioritários previstos para estratégia 2024.

Os grupos prioritários ficaram assim definidos:

Crianças de seis meses a menores de seis anos;

Crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos;

Trabalhadores da Saúde;

Gestantes;

Puérperas;

Professores dos ensinos básico e superior;

Povos indígenas;

Idosos com 60 anos ou mais;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

Profissionais das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais          (independentemente da idade);

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema de privação de liberdade;

População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Todo esse público poderá buscar as unidades de saúde (ESFs de Itaporã).

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra três formas diferentes de gripe.

Vale lembrar que mesmo com o início previsto para 25 de março, os postinhos de Itaporã (ESFs), já estão atendendo a população a partir de hoje.