Avião da FAB transporta paciente de Itaporã que poderá receber transplante em São Paulo

  • 25/06/2020 07:43
  • Saúde
Avião da FAB transporta paciente de Itaporã que poderá receber transplante em São Paulo

Foto: assecom/Itaporã

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Dourados no inicio da noite desta quarta feira, onde decolou às 19h00 horas com destino a São Paulo levando quatro pacientes que estão na fila de transplante. Estes pacientes viajam como possíveis receptores de órgãos e entre eles está uma Itaporaense que espera por transplante de Rins.   
A receptora é uma jovem de 28 anos e está na lista de espera da Central Nacional de Transplantes (CNT) há cinco anos. 
A Itaporaense será levada para o Hospital de Rins e Hipertensão na Vila Mariano na capital de São Paulo e passara por teste de compatibilidade para receber os rins. 
A paciente esta sendo tratada há cinco anos pelos SUS, onde a prefeitura de Itaporã oferece assistência em transporte para que a mesma faça hemodiálise no munícipio de Dourados. 
A Central Nacional de Transplante é responsável por fazer a intermediação de transplantes interestaduais, ou seja, doador e receptor estão localizados em Estados distintos. Nos demais casos, a coordenação é executada pelas centrais estaduais.
Complexidade – Cada possibilidade de transplante é uma corrida contra o tempo. A logística é complexa tanto do ponto de vista de saúde quanto do transporte aéreo. Em nota a gerencia de saúde de Itaporã, disse que na manha desta quarta feira havia cotado as passagens aéreas para transportar a paciente e um acompanhante para a cidade de São Paulo, porém, não se fez necessário uma vez que a FAB se dispôs a fazer o transporte.


 

Walter ramos/Assecom

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.