Assistência Social e Saúde de Itaporã realiza reunião com família de dependentes químicos

• 25/04/2023 08:13
  • Saúde
As palestras passaram ao publico a importância da família, pois é nela que eles conseguem encontrar conforto, confiança e motivação para seguir em frente no seu tratamento.

Com o tema Intervenções Breves com Famílias de Dependentes Químicos, a Gerencia de Assistência Social de Itaporã em parceria com a Gerencia de Saúde, realizaram nesta segunda feira 24 de abril, uma importante reunião com familiares de dependentes químicos. O evento aconteceu no salão do CRAS e contou com a presença dos Palestrantes Talita Rolim – Assistente social da Casa de Recuperação de Dourados, proferindo o tema, “manejo familiar com filhos com dependência química”; do delegado de policia de Itaporã DR. Lucas Rodrigues Gomes e da psicóloga Leiliane Mello abordando o tema: Os impulsos que acometem a frustração mediante as possíveis fugas.

Muitos podem entender como uma falha de caráter, porém a dependência química é uma doença, classificado pelo CID (código internacional de doenças) como F19 – transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas.
Por isso, a importância da família serve como um suporte essencial, podendo oferecer apoio e compreensão para que o dependente possa prosseguir no tratamento ou dar início a um.

Estiveram presentes ao evento a gerente de Assistência Social Tania Mara Carlos Custodio, o gerente de Saúde Dogmar Petek e o coordenador do controle de endemias Gilberto Linhares. Representando o legislativo de Itaporã estiveram os vereadores Lindomar de Freitas, Regiane Pecine e Diego Campos, além de servidores da saúde e conselho tutelar.