Programa Nacional de crédito Fundiário é apresentado em Itaporã

• 14/02/2022 18:27
  • Rural
Este trabalho foi realizado pelos técnicos Felipe Alves e Flávia de Jesus responsáveis de fazer a capacitação das prefeituras.
Programa Nacional de crédito Fundiário é apresentado em Itaporã

A Gerencia Municipal de Desenvolvimento Econômico de Itaporã, promoveu Na manhã desta sexta -feira (11) uma reunião para a apresentação do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF.   O evento foi realizado na sede da Assuita, onde a empresa Agrotécnica Araçuaí apresentou a certificação  da Prefeitura e Técnico na plataforma do Ministério da Agricultora  MAPA a Certificação de Entidades e Técnicos - CET.

Este trabalho possibilita que  a prefeitura execute o programa a partir de 2023 após os trabalhos e treinamentos realizados pela empresa Agrotécnica  Araçuaí  que está operacionalizando o programa através da chamada 002/2021 do MAPA E ANATER.

Este trabalho foi realizado pelos  técnicos Felipe Alves e Flávia de Jesus responsáveis de fazer a capacitação das prefeituras.

Nesta reunião estiveram presentes membros CMDR – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, o gerente de desenvolvimento econômico Ademir de Freitas, os gerentes João Paulo Cordeiro de Meio Ambiente e Deusimar Oliveira Obras, representantes da Agraer e agentes públicos do município.

O programa denominado Terra Brasil oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural.

Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo, na contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O programa objetiva promover o fortalecimento da agricultura familiar, qualidade de vida, geração de renda, redução da pobreza, segurança alimentar e sucessão no campo para os agricultores familiares.

O programa é direcionado para trabalhadores rurais não proprietários, preferencialmente assalariados, parceiros, posseiros e arrendatários que comprovem, no mínimo, cinco anos de experiência na atividade rural. Neste contexto também se enquadram agricultores proprietários de imóveis cuja área não alcance a dimensão da propriedade familiar e seja insuficiente para gerar o sustento familiar. Resumindo a Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário - oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural.

QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES DO FINANCIAMENTO?

O Programa possui três linhas de crédito para atender os diferentes públicos da agricultura familiar. A linha que o trabalhador rural poderá acessar depende dos perfis de renda e de patrimônio.