Em Foz do Iguaçu Pacco participa do lançamento do programa Itaipu mais energia

• 21/08/2023 08:09
  • Prefeito
A partir do lançamento, os trabalhos socioambientais passarão de 54 municípios para 434, somando todos os 399 do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul.
Em Foz do Iguaçu Pacco participa do lançamento do programa Itaipu mais energia

O prefeito de Itaporã Marcos Pacco esteve na cidade de Foz do Iguaçu-PR, onde juntamente com o governador Eduardo Riedel e mais 34 prefeitos do estado participa do lançamento do programa Itaipu Mais que Energia, que consolida a ampliação da área de abrangência da usina.

Marcos Pacco se juntou a outros 34 prefeitos das cidades que compõe a nova área de abrangência do programa. Durante o evento, a Diretoria da Itaipu Binacional vai assinar uma Ordem de Serviço com a Caixa Econômica Federal para estabelecer um convênio que tornará mais simples e transparente o repasse dos investimentos para as prefeituras.

A ampliação da zona de influência da usina está intimamente ligada à duração do ciclo de vida do lago de Itaipu. Após realizar análises técnicas minuciosas, a administração atual da usina reconheceu que várias bacias hidrográficas localizadas nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul desempenham um papel significativo no processo de assoreamento dos afluentes do Rio Paraná, o que afeta diretamente o reservatório.

Diante dessa constatação, optou-se por estender a abrangência territorial.

Anteriormente, acreditava-se que o único município lindeiro que sofria efeitos da Itaipu em Mato Grosso do Sul era Mundo Novo, na divisa com o Paraná. No entanto, recentes estudos realizados mostraram que o Lago de Itaipu afetava outras cidades.

Com o programa Itaipu Mais que Energia, quase metade dos municípios de Mato Grosso do Sul (44%) vão contar com atuação e recebimento de royalties da empresa. São eles: Amambai; Angélica; Antônio João; Aral Moreira; Batayporã; Caarapó; Coronel Sapucaia; Deodápolis; Douradina; Dourados; Eldorado; Fátima do Sul; Glória de Dourados; Iguatemi; Itaporã; Itaquiraí; Japorã; Jateí; Juti; Laguna Carapã; lvinhema; Maracaju; Mundo Novo; Naviraí; Nova Alvorada do Sul; Nova Andradina; Novo Horizonte do Sul; Paranhos; Ponta Porã; Rio Brilhante; Sete Quedas; Sidrolândia; Tacuru; Taquarusssu e Vicentina.

“A grandeza de Itaipu oferece inúmeras possibilidades de contribuir com o desenvolvimento social e sustentável de seu território de atuação. As possibilidades de parceria são diversas e acreditamos na importância de retornar à sociedade uma parte de nossos investimentos, especialmente para setores de vulnerabilidade social”, comentou o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri.

No ano que antecede a comemoração do cinquentenário da Itaipu, a atual gestão, reconhecendo a necessidade de uma abordagem mais holística e humanista de planejamento territorial, decidiu pela expansão de sua área de atuação, integrando ações de responsabilidade social e ambiental para todo o Estado do Paraná e também para as regiões noroeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul, com a finalidade de beneficiar mais de 11 milhões de pessoas em aproximadamente 200.000 km², fortalecendo, assim, sua contribuição em relação às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Assecom Itaporã