Retorno das aulas na Rede Municipal de Ensino de Itaporã

• 05/05/2021 15:13
  • Educação
O Executivo Municipal de Itaporã através da Gerência de Educação comunica à comunidade escolar que na próxima segunda-feira (01) inicia as atividades escolares dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itaporã.
Retorno das aulas na Rede Municipal de Ensino de Itaporã

Desde o início da pandemia, o Prefeito Marcos Pacco tem dialogado com ambas as esferas: estadual, municipal e órgãos da saúde, no sentido de planejar o regresso da oferta do ensino.

Mesmo ainda em situação de pandemia, somos sabedores de nossa grande responsabilidade constitucional da lei da oferta e obrigatoriedade do ensino. A população está ansiosa quanto às expectativas do ensino, e em como será o início do primeiro bimestre escolar.

Após a análise criteriosa de estudos, planejamentos às normativas vigentes e acompanhando a evolução do COVID-19 em nosso município, o Executivo Municipal compreende que neste momento atípico, se faz necessário e primordial que "sejamos cautelosos", visando não sermos impactados por possível propagação do vírus em grande escala.

É prudente iniciarmos, na próxima segunda de forma REMOTA e assim promover maior tranquilidade e diminuir a exposição de contágio dos estudantes, familiares e profissionais da educação durante o período de 01 a 31 de março. Se necessário, novos decretos serão publicados estabelecidos pelas normativas vigentes.

É importante esclarecer que as escolas estão organizadas de modo a promover os protocolos sanitários e de biossegurança, quando, de forma gradativa seja possível o regresso do estudante presencialmente ao ambiente escolar, e ainda, será preservada a opção dos pais e/ou responsáveis dos alunos, o qual não será prejudicado e terá seu direito de estudos assegurados pelos meios digitais e remotos.

A Gerente de Educação Cristiane Teresinha informou que o executivo municipal têm tratado com muita responsabilidade e serenidade as ações em apoio e planejamento à Educação.  Nossos educadores estão empenhados e planejando desde o início de fevereiro as atividades que serão ofertadas aos alunos.

Na segunda-feira (01) os alunos da REME iniciarão os estudos de forma REMOTA (não presencial no período de 01 a 31 de março). As escolas municipais já formaram grupos de whatsapp por turmas, o qual será um importante e bastante popular instrumento de comunicação nessa primeira quinzena de estudos. Se você possui filho (a) estudante na rede municipal, e ainda não foi adicionado ao grupo da turma escolar entre em contato imediatamente com a escola.

A Rede Municipal de Ensino possui um amplo planejamento para a oferta do ensino de forma híbrida. Para tal é necessário que o estudante tenha uma parcela de aula presencial na escola. Para essa oferta, o município de Itaporã se destaca por compreender a importância do processo de Ensino e está pronto para ofertar gratuitamente aos estudantes uma "plataforma de ensino a distância" (EAD), onde cada aluno desde o pré-escolar ate o quinto ano do fundamental terá um login e senha para acessar sua turma e atividades da aula, podendo acessar pelo celular/tablet e computadores, e assim, um novo ambiente de estudos será oportunizado, com uma visão de futuro, aprimorar a oferta de ensino aprendizagem. Essa importante ferramenta será apresentada aos alunos durante o mês de março.

A Prefeitura Municipal de Itaporã tem realizado grandes investimentos de melhoria e qualidade de vida aos munícipes, e informa que nossos professores irão realizar na próxima semana formação e capacitação quanto ao uso da ferramenta EAD, exclusivo de nossa gestão para o ensino e assim contribuir para o crescimento na qualidade da oferta do ensino na Educação.

Assecom