Prefeito Marcos Pacco participa do lançamento oficial do Programa MS Alfabetiza

• 06/04/2022 14:32
  • Educação

Acompanhado da gerente de educação Denise Pacco, equipe Educacional, diretores e estudantes do 2º ano da Escola Municipal Professora Sônia Teixeira Paiva, o prefeito Marcos Pacco prestigiou o lançamento oficial do Programa MS Alfabetiza “Todos pela Alfabetização da criança”. O evento idealizado pelo governo do estado aconteceu na ultima terça feria (6) no prédio da Coordenadoria Regional de Educação de Dourados.
O Programa MS Alfabetiza, executado pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com os municípios sul-mato-grossenses, tem por finalidade o fortalecimento da aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes matriculados nas redes públicas de ensino, por meio da aquisição do domínio das competências de leitura e escrita adequados a sua idade e ao seu nível de escolarização, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular.
O Programa contemplará os estudantes da Educação Infantil - Pré-II e os estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, e os profissionais da educação básica da rede pública de ensino vinculados.

Os eixos contemplados são: Formação continuada dos professores e gestores escolares; avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; fortalecimento da gestão escolar; cooperação e incentivos entre estado e municípios; oferta de material didático complementar.
Em suma, o programa objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização; fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios, no processo educacional; e criar soluções específicas de âmbito estadual e local.
Neste primeiro momento, o Programa será responsável por investimentos em diversas frentes como: Aquisição de Livro Didático, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”), recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.
O prefeito Marcos Pacco avaliou como primordial esse programa, fator que vem a fortalecer a educação principalmente neste período pós-pandemia, reiterando que o programa chega dando um grande suporte para a melhoria da qualidade do ensino em todos os âmbitos.