Polícia Militar e GEDU darão início ao projeto PROERD em escolas de Itaporã

• 24/05/2023 14:29
  • Educação
O PROERD é um Programa que mostra a estudantes, como ficar longe das drogas.
Polícia Militar e GEDU darão início ao projeto PROERD em escolas de Itaporã

Ten. Cel. Samuel Castilho Ferreira Aragão, Ten. Denise Martins Castro Rosa, Gerente de Educação Denise Pacco, Sgtº Rodney Rellington Silva dos Santos durante reunião do PROERD.

A prefeitura de Itaporã, através da gerência de educação, em parceria com a polícia militar da cidade, vão dar início ao projeto PROERD em duas escolas da REME - Rede municipal de ensino. Na manhã desta quarta-feira 24, a gerente Denise Pacco recebeu a Tenente Denise Martins Castro Rosa para falar do assunto, ela que é responsável pelo 3º batalhão da Polícia Militar do município. Também se fizeram presente na reunião, os militares Ten. Cel. Samuel Castilho Ferreira Aragão e o Sgtº Rodney Rellington Silva dos Santos. O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Ficou definido em Itaporã, que o projeto será implantado de forma gradativa e neste início, o período matutino dos quintos anos das escolas Maria Timira dos Santos Borba (Pedra Bonita) e Salvador Ferreira Aguiar (Cohab,) serão contemplados. Denise Pacco, salienta que os ensinamentos transmitidos pelo programa permitem aos jovens tomar decisões inteligentes. “Contribuímos com a solução de um problema que está cada vez mais evidente na sociedade”, afirma.

O prefeito Marcos Pacco, comemora a instalação do programa na educação de Itaporã, destacando que mesmo sendo em duas escolas e um período, o objetivo é expandir e beneficiar os demais alunos. “O programa Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Itaporã ganha muito com a instalação deste projeto, famílias num modo geral serão beneficiadas de modo preventivo. Sabemos que o efetivo da Polícia Militar é reduzido e não temos condições de comtemplar todas as escolas de uma vez, portanto, seguiremos buscando crescer e expandir o PROERD em nosso município.” Disse o Prefeito.

A gerência de educação informa que o inicio do PROERD em Itaporã para os alunos dos quintos anos, das escolas Maria Timira e Salvador Ferreira de Aguiar, será no segundo semestre de 2023.

Rafael Campos / Assessoria