Itaporã realiza capacitação de profissionais para atender Educação Especial

• 07/02/2023 11:40
  • Educação
Saiba mais sobre essa modalidade de ensino que atende a alunos com necessidades especiais em todos níveis.
Itaporã realiza capacitação de profissionais para atender Educação Especial

Divulgação/Assecom

A gerência municipal de Educação realizou uma reunião pedagógica com os profissionais que atuam na REME – Rede Municipal de Ensino, com o foco na Educação Especial. A educação especial tem ganhado cada vez mais importância na última década, com a inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema de ensino brasileiro.

Essa é uma modalidade de ensino que atende a alunos com necessidades especiais em todos níveis e etapas, preferencialmente na rede regular de ensino. Dessa forma, a educação especial é realizada por meio do atendimento educacional especializado para complementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais tradicionais.

Vale lembrar que na rede municipal de ensino de Itaporã, 49 alunos estão inseridos na Educação Infantil e nos Anos iniciais do Ensino fundamental.
Destes, 29 são autistas.

Na educação especial, o ensino é voltado exclusivamente para estudantes que se encaixam nas categorias previstas na lei, seja na escola regular ou escolas especiais. A educação inclusiva, por sua vez, está ligada à diversidade. Uma escola inclusiva abraça diversidade e entende que as necessidades são específicas de cada aluno. A educação inclusiva é, portanto, para todos, e o sucesso da aprendizagem depende dessa inclusão praticada por professores, educadores, diretores e demais alunos.

Denise Pacco gerente de Educação disse que a GEDU- Gerência de Educação vem atendendo e dando suporte para que a inclusão desses alunos seja efetivamente realizada. No final do ano a GEDU em parceria com a Secretaria de Estado de Educação através da Coordenadoria regional, realizou capacitação para os professores e Profissionais de apoio da REME. A meta da gerência de educação para 2023, é ampliar para que os pais desses alunos sejam contemplados.

O Prefeito Marcos Pacco vem solicitando atendimento de excelência à essa clientela, e pediu para Gerências de Educação, Saúde e Assistência Social que trabalhem em equipe, para proporcionar o melhor atendimento aso referidos alunos.

Rafael Campos - Assessoria