Gerência de Educação realiza ações de conscientização sobre o Maio Laranja

  • 29/05/2023 10:14
  • Educação
O Mês de Maio é marcado por duas lutas importantíssimas: o Maio Laranja – Contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e o Maio Amarelo – Atenção pela vida no trânsito.

Durante todo mês de maio, a prefeitura de Itaporã através da Gerência de Educação, promove a campanha ‘Maio Laranja’, com o objetivo de conscientizar crianças e adultos contra abusos e exploração sexual infantil. A ação está baseada na campanha de mesmo nome, de âmbito nacional, que elegeu o dia 18 de maio como o dia nacional de combate aos abusos e a exploração sexual infantil no Brasil. As ações são realizadas em parceria com o a Secretaria de Educação, CMDCA -Conselho do menor e adolescentes e Detran, além das polícias Civil e Militar.

Estiveram reunidos no Salão da Assistência Social (CRAS) as Famílias, os Estudantes da Educação Infantil e Educadores das Escolas Municipais Rozânia Moura de Lima e Salvador Ferreira de Aguiar, para realização do evento letivo “FAMÍLIA E ESCOLA”. O Dia da Família & Escola é realizado quatro vezes ao ano, conforme previsto no calendário escolar da Rede Municipal de Ensino, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade, os Pais, Professores, Educadores para a importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela escola de seus filhos. 

A noite de ações foi regida por belíssimas apresentações culturais dos Estudantes do Pré I e II da Escola Rozânia Moura, encantado a todos os presentes a empolgação, empenho e o carisma das crianças. 

O Executivo Municipal de Itaporã vem realizando em sua gestão importantes campanhas de abrangência nacional, no intuito de contribuir beneficamente quanto a melhoria nas condições de vida dos munícipes. O mês de maio contempla duas importantes campanhas: maio Amarelo e maio Laranja. Com relação a campanha MAIO LARANJA, a GEDU buscou parceria com os órgãos de segurança pública, da saúde e assistência social. 

O mês de maio é chamado maio Laranja com a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa campanha vem para reforçar as ações de combate e conscientização. É importante que a população participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, denuncie, disque 100. 

Essa campanha foi tema da palestra ministrada pela Dra. Ana Cláudia Pimentel Malheiros Gomes - Delegada Titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados, destacando a importância da conscientização sobre a proteção de crianças e adolescentes e a necessidade de um trabalho conjunto entre a escola, a família e a sociedade.  

A gerente de educação Denise Pacco, destaca que no dia 16/05 a ação aconteceu com alunos da escola Rozânia Moura e no dia 17/05 foi a vez de se reunir com os pais e alunos do CME Maria Rodrigues Dias e Milton Menani.

No dia 16 a palestra ficou por conta da Dra. Ana Cláudia Pimentel Malheiros Gomes - Delegada Titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados, acompanhada do Delegado Luccas Rodrigues Gomes da Polícia Civil de Itaporã. Na mesma noite ainda contamos com 4 apresentações culturais dos estudantes do Pré I e II da Escola Rozânia Moura. 

Já no dia 17 a Palestra ficou por conta da Dr. Ana Carolina Buss Guedes – Médica da saúde e família – ESF São Bento, esclarecendo aos presentes quanto o vírus pé- mão- boca. Palestra referente a campanha MAIO LARANJA, tivemos a presença do Educador Social, membro do CMDCA Danino Monteiro Rosset.

Ainda com o tema MAIO AMARELO, tivemos a presença da equipe do Detran/MS, Oldimar Cantu de Pinho (atua na equipe de Fiscalização da Agência de trânsito de Dourados) e Kelly Gomes Borges (atua nas áreas de atendimento ao usuário de Veículos e CNH na agência de Itaporã), fechando a programação da noite tivemos belíssimas apresentações culturais dos estudantes do JARDIM do CMEI Maria Rodrigues Dias.

Rafael Campos / Assessoria

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.