Danino Rosset é premiado por projetos culturais com protagonismo de pessoas com deficiência
A premiação reconhece iniciativas que promovem a participação ativa e o protagonismo de pessoas com deficiência, independentemente de o proponente possuir ou não alguma deficiência.

Danino Rosset
O educador social da APAE de Itaporã e Coordenador Estadual de Artes e Cultura da Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul (FEAPAES-MS), Danino Monteiro Rosset, foi premiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Edital de Chamamento Público nº 02/2025 da Fundação de Cultura de MS.
A premiação reconhece iniciativas que promovem a participação ativa e o protagonismo de pessoas com deficiência, independentemente de o proponente possuir ou não alguma deficiência.
Com uma trajetória marcada por mais de 10 anos de dedicação à inclusão cultural, Danino desenvolve projetos voltados à valorização da pessoa com deficiência através de oficinas de teatro, dança, música e artes visuais, além de promover intercâmbios artísticos entre as APAEs do estado. Seu trabalho tem como eixo central o empoderamento das pessoas com deficiência e sua inserção nos espaços de debate e produção artística.
“Estamos abrindo caminhos”, afirma Danino, com entusiasmo. “Hoje, eles estão costurando, mas amanhã serão cenógrafos, estarão escrevendo literatura. Estamos construindo escritores, declamadores, poetas...”.
Para ele, é fundamental que a sociedade reconheça o indivíduo além da deficiência.
“A pessoa é o que é, sem ser definida pela deficiência. Ela dança, ela canta, ela escreve. A sociedade precisa ter esse olhar para ela, sem focar na deficiência. Esse é o grande eixo do movimento: pessoa como pessoa, família como família”.
Danino também destaca a importância de políticas públicas integradas, que dialoguem com outras iniciativas de defesa de direitos e garantam o protagonismo de artistas com deficiência.
Sua trajetória começou com a criação de oficinas de arte e teatro na APAE de Itaporã, iniciativa que se tornou um marco na integração das artes ao cotidiano das pessoas atendidas pela instituição.
A escrita do projeto premiado foi realizada por Gislaine Martins, Coordenadora Estadual da Assistência Social da FEAPAES-MS, que atuou em parceria com Danino na construção da proposta.
O reconhecimento foi comemorado pela comunidade de Itaporã. O prefeito Tiago Carbonaro celebrou a conquista:
“É gratificante termos um profissional como o Danino em nosso meio. Nós e toda a comunidade apaeana aplaudimos sua dedicação e o seu amor pela causa. É um orgulho para Itaporã”.
O trabalho de Danino Rosset é movido pela crença no poder transformador da arte e da cultura, e sua atuação se consolida como referência no campo da inclusão e da defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul.
Assessoria de Comunicação
Comentários:
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.