‘Já está circulando’, diz Saúde sobre nova cepa do coronavírus e MS poderá ter mais restrições

  • 05/05/2021 15:12
  • Covid-19
Para secretário, avanço da doença e rápida transmissão da variante são fatores para deixar a população em alerta
‘Já está circulando’, diz Saúde sobre nova cepa do coronavírus e MS poderá ter mais restrições

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, disse ao Jornal Midiamax acreditar que a variante do coronavírus já está circulando em Mato Grosso do Sul. “Acredito que já esteja circulando. Estamos só aguardando os resultados [das análises em laboratório]”, informou.

Conforme Resende, a chegada da variante P.1 do coronavírus – que teve origem no Amazonas, que tem transmissão mais rápida, é motivo de preocupação. “Entendemos que precisam ser tomadas medidas que possam levar, de fato, a diminuição [de casos], durante pelo menos 3 semanas”, explicou.

Várias amostras de casos suspeitos da nova variante do coronavírus estão em análise em laboratórios de referência no país. Mas com as primeiras análises e o fato de que três estados vizinhos a MS já confirmaram a presença da nova cepa, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) já trabalha com o cenário em que a variante do vírus já circula no Estado.

Restrições necessárias

O secretário cobrou dos municípios o cumprimento das medidas propostas pelo programa Proseguir, que classifica as cidades por bandeira, conforme o risco de contaminação para a doença.

“Se estiverem seguindo [o Prosseguir] é uma contribuição muito forte para evitar o colapso. Já os municípios que não seguem, estão expondo a população em risco”, pontuou.

Para Resende, as cidades que não seguem a recomendação do programa Proseguir, estarão contribuindo para o colapso na saúde. “Os municípios que estão com bandeiramento [alto grau de contaminação] devem restringir muitas das atividades chamadas não essenciais. Precisam fazer isso sob pena de não termos leito para ninguém”, disse.

Já está em análise a possibilidade de MS adotar medidas mais incisivas para barrar aglomerações e circulação de pessoas. “Temos em vista várias ações que podem ser feitas com nosso aparato de segurança”, declarou.

O que se sabe sobre a variante do coronavírus?

Um estudo de epidemiologia genômica feito por cientistas brasileiros revela que pacientes infectados com a nova variante P.1, de origem no Amazonas, têm uma carga viral 10 vezes maior em secreções colhidas por amostras RT-PCR do que a média vista em cepas anteriores. Além disso, essa carga está também mais alta em homens e mulheres adultos com idade inferior a 60 anos.

Então, o estudo confirma que as mutações do vírus na variante P.1 devem estar associadas a uma maior transmissão. Logo, podem ser responsáveis por infecções mais graves. Isso ajuda a entender a explosão de casos no Amazonas entre janeiro e fevereiro, levando a mais mortes de covid-19 este ano que em 2020 inteiro.

No Brasil, essa nova variante já foi encontrada em ao menos 10 estados, mas suspeita-se que ela esteja presente em todos (visto que há poucos sequenciamentos feitos no país para comprovar a linhagem do vírus).

Fonte: Midiamax /Foto: Leonardo de França

Assessoria de Comunicação

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.