ATENÇÃO ITAPORÃ: Mato Grosso do Sul registra transmissão comunitária do Covid-19

  • 14/04/2020 11:32
  • Covid-19
Pico de infecção do Coronavírus é preocupante entre final de abril e meados de maio.
ATENÇÃO ITAPORÃ: Mato Grosso do Sul registra transmissão comunitária do Covid-19

Foto: Divulgação Assessoria

Em virtude da chegado inverno e o inicio da transmissão comunitária do Covid-19 no Mato Grosso do Sul, a gerência de saúde de Itaporã  pede encarecidamente a toda população que saia de casa somente o necessário, pois chegamos no pico da transmissão e o momento é de extrema preocupação exigindo  a conscientização de toda a comunidade. 

Informações obtidas no site do Governo do Estado de MS, dão conta que  a Secretaria de Estado de Saúde (SES) comunicou na última segunda feira (13) que  a transmissão comunitária do novo coronavírus (covid-19) já esta acontecendo no Mato Grosso do Sul. Isso porque dois casos da doença, catalogados no boletim epidemiológico do dia 13, não puderam ser rastreados. Ou seja, não foi possível saber onde as pessoas foram infectadas.

Até esta segunda-feira, o Estado registra 113 casos confirmados da doença, sendo que 4 evoluíram para óbito. Outros 63 são investigados.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a estimativa é de que as notificações do novo coronavírus aumentem nesta semana em Mato Grosso do Sul. O pico de infecção deve ser registrado entre final de abril e meados de maio. "Não aglomerem. Recomendamos que o MS se isole. Temos que ter cuidado para que não tenhamos um número grande da doença nos próximos dias. O que fizermos hoje terá impacto muito grande daqui 14 dias", destacou ele em live nas redes sociais do Governo do Estado.

O vídeo completo com as informações pode ser assistido AQUI.


O QUE É TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA?

A transmissão comunitária ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais. O Ministério da Saúde declarou, o reconhecimento da transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) em todo o território nacional. Isso significa que todo o Brasil deve se unir contra o vírus.
 

Vale lembrar que Itaporã não tem nenhum caso confirmado até o momento, mas todas as medidas de prevenção são de extrema importância para que continuemos sem o vírus no município. Há casos confirmados em 16 municípios de MS, em Campo Grande, Três Lagoas, Nova Andradina, Dourados, Sonora, Batayporã, Chapadão do Sul, Paranaíba, Alcinópolis, Corumbá, Coxim, Naviraí, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso e Sidrolândia. 

Há quatro óbitos registrados no Estado.

Assecom Itaporã

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.