CREAS de Itaporã lança Campanha de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulheres

  • 13/08/2021 10:46
  • Brasil
No Brasil, a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal, de acordo com o relógio da violência do Instituto Maria da Penha
CREAS de Itaporã lança Campanha de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulheres

O CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social lançou nesta sexta-feira (13), em Itaporã a Campanha de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra Mulheres, o “Agosto Lilás”.

Esta campanha foi que instituída por meio de lei estadual com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. O Agosto Lilás também objetiva divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

No Brasil, a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal, de acordo com o relógio da violência do Instituto Maria da Penha.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) aproximadamente uma em cada três mulheres em todo o mundo sofreram violência física e/ou sexual por parte do parceiro ou de terceiros durante a vida.

Diante deste cenário alarmante, foi criada a Campanha Sinal Vermelho, uma iniciativa simples, a ideia central é que a mulher consiga pedir ajuda em farmácias, órgãos públicos e agências bancárias com um sinal vermelho desenhado na palma da mão. A letra X escrita na mão da mulher, de preferência na cor vermelha, funciona como um sinal de denúncia de forma silenciosa e discreta de situação de violência. O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permitirá que a pessoa que atende reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, promova o acionamento da Polícia Militar.

Combater a violência contra a mulher é um dever de todos nós! Para denunciar, ligue 180. A Central de Atendimento à Mulher é gratuita e está disponível 24 horas por dia, todos os dias, CREAS (67) 3451-1655. Para emergências, ligue 190.

 


Walter Ramos / assecom

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.