Gestão Social de Itaporã promove ação com foco no combate à violência contra a mulher

  • 05/08/2025 00:00
  • Assistência Social
A programação incluiu palestras, debates e a construção coletiva de estratégias em prol do combate à violencia contra mulher.

 

Na manhã desta terça-feira, a Prefeitura de Itaporã, por meio da Gerência Municipal de Ação Social e com iniciativa do CREAS, promoveu a 1ª Formação “Informar para Transformar”, um encontro inédito no município voltado para a capacitação da rede de atendimento às mulheres em situação de violência.

O evento, realizado no salão da Assistencia Social (CRAS) , reuniu profissionais da saúde, assistência social, educação, segurança pública, Instituto Mulher e Poder Judiciário, com o objetivo de integrar e fortalecer a articulação entre as políticas públicas e construir um fluxograma de encaminhamentos que garanta atendimento mais rápido, eficaz e humanizado.

A abertura oficial contou com a presença do prefeito Tiago Tavares Carbonaro, da primeira-dama Gabrielly Gonella Carbonaro, do vice-prefeito Edilson Bigatão, da vereadora Bere representando a Câmara de Vereadores, da gerente municipal de Ação Social Marlei dos Santos, do juiz de Direito da Comarca de Itaporã Dr. Evandro Endo, do promotor de Justiça Dr. Radamés Domingos, do delegado de Polícia Civil Jonata Rafael Montenegro V. de Moraes, do comandante da 3ª Cia de Itaporã Tenente Luiz Eduardo B. Ketenhuber, da presidente da OAB e do Instituto Mulher Dra. Edna Regina Alvarenga Bonelli e da presidente da Comissão da Mulher Advogada Dra. Eliselle Lopes.

Também esteve presente como palestrante principal a Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul, Manuela Nicodemos Bailosa, que trouxe sua experiência de mais de 20 anos na defesa dos direitos das mulheres, no combate à violência e na implementação de políticas públicas de gênero.

Durante os pronunciamentos, autoridades ressaltaram a importância da união de esforços para transformar a realidade das mulheres vítimas de violência no município. “Este é um momento de escuta qualificada, participação ativa e compromisso com o bem-estar e os direitos das mulheres”, destacou a gerente de Ação Social, Marlei dos Santos.

A programação incluiu palestras, debates e a construção coletiva de estratégias de encaminhamento dos casos, além de momentos de confraternização, como o coffee break e intervalos para troca de experiências entre os participantes.

Segundo o prefeito Tiago Carbonaro, a formação representa um marco para Itaporã. “Quando fortalecemos a rede de atendimento e trabalhamos de forma integrada, conseguimos oferecer respostas mais rápidas e eficientes, garantindo dignidade e proteção a quem mais precisa”, afirmou.

Assessoria de Comunicação

Comentários:

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas de Prefeitura de Itaporã.