Reunião no CRAS de Itaporã explana sobre dinâmica do programa Bolsa Família

• 21/08/2023 13:40
  • Assistência Social
Segundo a gerente de assistência social Tânia Mara Carlos Custódio, a exemplo do ano passado, neste ano também serão distribuídos 800 cobertores.

A Prefeitura Municipal de Itaporã através da Gerência Municipal de Ação Social realizou na última quinta-feira (17) uma reunião no Salão de Eventos da Gerência Municipal de Ação Social, para tratar de assuntos inerentes ao Bolsa Família.

Com ótima presença do público beneficiado pelo programa, os agentes públicos de saúde, assistência social e educação explanaram sobre a condicionalidade do programa. No mesmo dia algo em torno de 550 cobertores solicitados junto ao governo do estado, para serem distribuídos exclusivamente para as famílias beneficiárias do programa, foram entregues aos presentes.

O prefeito Marcos Pacco exaltou a parceria do governo do Estado nesta ação, agradecendo-o pela atenção com Itaporã, enfatizando que o executivo municipal está fazendo um esforço para atender todas as áreas da administração, onde saúde e assistência social são prioridades.

Nesta reunião estiveram presentes o Prefeito Marcos Pacco, os vereadores Lindomar de Freitas, Manoel da Saúde, o chefe de gabinete Nilson Pedroso, a gerente de assistência social Tania Mara Carlos Custódio, a coordenadora do CRAS Fernanda Prates Pereira e Equipe do Cadastro Único.

O novo Bolsa Família está em vigor desde dois de março de 2023. O programa constitui etapa do processo gradual e progressivo de universalização da renda básica de cidadania, com objetivo de combater a fome e aumentar a proteção social das famílias, com foco em crianças, jovens e adolescentes.

Todavia o Bolsa Família tem a exigência de contrapartidas das famílias beneficiadas, que terão que comprovar a frequência escolar dos filhos e manter atualizadas as cadernetas de vacinação da família inteira. As Grávidas deverão fazer o acompanhamento pré-natal dentre outras exigências.

Reuniões como esta servem para ratificar o comprimento das condicionalidades na educação, que são: frequência escolar mensal mínima de 60% para os beneficiários de quatro e cinco anos; de 75% para os beneficiários de 6 a 15 anos, e de 16 a 21 anos incompletos, que tenham benefícios atrelados a eles.

No quesito saúde, é necessário estar com a vacinação em dia, bem como o acompanhamento nutricional (peso e altura) para crianças menores de sete anos e para todos os beneficiários que vierem na lista do Governo Federal. As gestantes também devem realizar o pré-natal regularmente. Já na Assistência Social, é preciso manter o Cadastro Único atualizado.

Walter Ramos/Assecom