Prefeitura de Itaporã e Governo do Estado inauguram em agosto Sala Lilás na Delegacia de Policia civil

• 14/07/2023 08:06
  • Assistência Social

Divulgação/Assecom

A prefeitura de Itaporã realizou na ultima segunda feira (10), a entrega de brinquedos, moveis e aparelho de TV para o atendimento da “Sala Lilás” que será inaugurada em Agosto nas dependências da Delegacia de Policia Civil de Itaporã.

A ação é uma parceria entre o governo do estado e o município de Itaporã. A Sala Lilás tem como objetivo acolher e atender vítimas de violência domestica, visando oferecer atendimento humanizado e qualificado às mulheres em situação de violência, incluindo atendimento para crianças e adolescentes que tenham todos seus direitos violados, facilitando o acesso à justiça e incentivando as denuncias.

Este ano já foram inaugurados quatro novos espaços instalados nas delegacias, e a previsão é de que mais seis sejam implantadas como parte das metas estabelecidas no “Ano 1” da atual administração do Estado.

As salas são equipadas de forma a permitir que seja realizada o depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas sendo estas atendidas por profissionais de segurança pública capacitados para tal ato, impedindo a “revitimização” dessas pessoas que teriam que relatar inúmeras vezes os fatos nas diversas esferas da investigação e do acolhimento psicossocial. O espaço é configurado para que as mulheres que chegam acompanhadas de filhos pequenos possam deixar essas crianças próximas, ao “alcance” dos olhos, permitindo maior tranquilidade no atendimento.